Daniel

Neto



Nasce em Calw, arredores de Estugarda, na Alemanha no ano de 1979 e começa a tocar guitarra aos 14 anos. Entre 2001 e 2007 estuda jazz na Escola de Jazz Luíz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal onde tem aulas com os professores André Fernandes, Nelson Cascais, João Moreira, Rui Cardoso, Vasco Mendonça, Pedro Moreira, Bruno Santos, Vasco Agostinho, Bernardo Moreira e Filipe Melo. Entra para o curso de Jazz da Universidade de Évora em 2009 onde tem aulas com os professores Mário Delgado, Johannes Krieger, José Menezes, Claus Nymark, Filipe Melo, Óscar Marcelino da Graça e Juan Galiardo.

Em 2006 frequenta o 2o Estágio de Big Band do Instituto Piaget sob a direcção do maestro Pedro Moreira. Em 2007 participa num workshop de jazz em Caldas da Rainha onde tem aulas com os professores Pedro Madaleno e Michael Lauren. Em 2009 frequenta as Umbria Jazz Clinics do Berklee College of Music em Perugia, inserido no Umbria Jazz Festival onde tem aulas com os professores Jon Damian, Mathew Nicol e Jim Kelly. Em 2011 ganha uma bolsa para representar a Universidade de Évora no curso de verão “Guitar Intensive” dado pelo San Francisco Jazz Institute na Califórnia, onde tem aulas com os professores Mimi Fox, Mark Levine, Ricardo Peixoto e Bruce Arnold.

Em 2013 representa a Universidade de Évora na Festa do Jazz Português no Teatro S. Luíz em Lisboa. É bolseiro em 2013 pela Universidade de Évora numa parceria com a Fundação Luís de Molina, num estágio profissional na Alemanha como músico de estúdio durante 3 meses na cidade de Estugarda no DerSoundmann Recording & Studio. Desde 2001 até ao presente frequenta as masterclasses com os músicos David Binney, Ohad Talmor, Bernardo Sassetti, Myra Melford, Bruce Saunders, Perico Sambeat, Dan Weiss, Peter Bernstein, Julian Arguelles, Giovanni Idalgo, Aaron Goldberg e Mário Laginha. É professor de guitarra desde 2006, licenciado em Música – Ramo Guitarra Jazz Performance pela Universidade de Évora desde 2013 e formado em Guitarra Clássica com o 8o Grau pelo Trinity College London desde de 2017. Paralelamente à vertente pedagógica, é músico profissional. Integra os projectos musicais Daniel Neto "Wes Montgomery Tribute", Daniel Neto Quinteto, Daniel Neto Trio, Alexander Search, Joana Barra Vaz, Jungle Jazz Orchestra, Bela Nafa e Búfalo Sentado.

Professor Guitarra Daniel Neto Jazz Barreiro

José

Soares



Licenciado em Jazz pela Universidade de Évora. Como compositor, formou o seu próprio Projeto de originais na área do Jazz , com o nome de Politonia, tendo gravado 2 Cds, “ Lisboa “ em 1999 e “ Periférico “ em 2004, ambos com composições em conjunto com os elementos do grupo.

O seu percurso passa por participações com alguns nomes importantes da cena jazzística e World Music em Portugal e Estrangeiro, como: Dulce Pontes, Melissa Walker, Carlos Barreto, Alexandre Frazão, Eduardo Lopes, Johannes Krieger, Guto Lucena, Joaquin de la Montana, Maria Anadon, entre muitos outros.

Em 2014 gravou “ Silêncio “ em trio com Gonçalo Leonardo -contrabaixo e Bruno Pedroso – bateria. Atualmente a sua musíca, aproxima-se mais do conceito global. As participações com a artista plástica e performer São Nunes, em projetos de pintura e musica e também com teatro dança, apontam para novos horizontes e concetualização mais transdisciplinares.

Professor Guitarra José Soares

Miguel

Barrosa



Nasceu em Lisboa em 1972. Aos 14 anos começa a tocar guitarra e envolve-se em diversos projectos na área do Rock. Em 1997 inscreve-se na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, onde permanece até 2000. Neste período teve a oportunidade de estudar com professores como Nuno Ferreira, Vasco Agostinho, Mário Delgado, André Fernandes, António Pinto, Pedro Madaleno, Bernardo Moreira, João Moreira, Nelson Cascais e Carlos Barreto.

Frequentou ainda workshops com Rick Margitza, Gregory Tardy, Phil Markowitz, Pedro Moreira, Nuno Ferreira, Paula Sousa, Gary Bartz, Chico Freeman,Victor Lewis, Santi Debriano e George Cables. Em Novembro de 2000 é convidado a actuar com Bernardo Moreira e André Sousa Machado, no Festival de Jazz de Coimbra onde actuou ainda com músicos como Nuno Ferreira, Afonso Pais e Kris Bauman. Leccionou por diversas vezes no Curso de Jazz do Conservatório do Funchal por convite da Escola do Hot Clube de Portugal.

Em 2002 / 2003 estudou na Berklee College of Music em Boston com professores como Mick Goodrick, John Damian e Lin Biviano, onde frequentou o terceiro ano do curso de performance. Em 2008 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa na licenciatura de Jazz e Performance criado no mesmo ano. Aí estuda com professores como Pedro Moreira, João Moreira, André Fernandes, Bruno Santos, Afonso Pais, Ricardo Pinheiro, Nelson Cascais, Lars Arens, Paulo Lourenço, entre outros. Terminou a licenciatura em Junho de 2012. Participa em vários projectos como guitarrista ou produtor, em áreas diversas. Recentemente terminou um projecto como produtor, engenheiro de gravação e mistura para o álbum de estreia da artista Angélica Alma-Ata, intitulado “Back To Zero”.



Francisco

Ramos



Francisco Ramos iniciou os seus estudos musicais em 2002, na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, estudando violino na classe do professor João Mendes. Em 2011 conclui a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, inserido na classe do professor António Anjos.Durante a sua formação frequentou diversas masterclasses e estágios de orquestra com diversos maestros e violinistas como Ernest Schelle, Jean-Sebastian Bereau, Roberto Perez, Cármelo De Los Santos, Daniel Rowland, Ilona Sie Dhian Ho, Vasco Azevedo, Michael Zilm, Pedro Neves, Martin André, Christopher Bochmann, entre outros.

De 2010 a 2013 foi professor de violino, violeta e formação musical na Escola de Artes de Sines. Nesta escola inicia também os seus estudos de Jazz e improvisação com o professor Vasco Agostinho. Em 2014 ingressa na licenciatura de Jazz da EscolaSuperior de Música de Lisboa onde estuda com André Fernandes, João Moreira, Filipe Melo e Pedro Moreira. Actualmente é professor no Conservatório das Caldas da Rainha e Escola de Jazz do Barreiro, estando a frequentar o mestrado em ensino de música na Universidade de Évora.

Enquanto violinista profissional, além de efectuar gravações como freelancer, colabora com vários grupos e orquestras como a Orquestra de Câmara de Almada, Orquestra Philarmónica de Lisboa, Orquestra de Câmara de Sintra, Os Maquinistas, All in Folk. Regularmente, além de participar no Quinteto de Cordas e Orquestra Didática da Foco Musical, tem realizado vários concertos com o Velvet Quintet. Através do quarteto de cordas Naked Lunch, colaborou na gravação do primeiro livro/CD da Lisbon Poetry Orchestra “Poetas Portugueses de Agora”, participando frequentemente em vários concertos deste colectivo.