Luis

Barrigas



Nasce em 1978 na cidade de Setúbal, o seu primeiro contacto com o piano foi com seis anos. Aos dezanove anos ingressa no Conservatório Regional de Setúbal para estudar piano clássico com Carla Seixas e Joaquim Fernandes. Em 2002 licencia-se em Educação Musical, começando nesta altura a estudar composição com Cristopher Bochman, e, Piano e Composição Jazz com Mário Laginha. Frequentou a escola de jazz do Hot Clube Portugal com Filipe Melo e Rui Caetano e tem participado em vários workshops e seminários desde então com Myra Melford, Kenny Werner, Fred Hersch , Vardan Ovsepian e John Taylor.

Em 2006 inicia vários projetos de jazz, do qual se destaca o seu trio com temas originais ,desde então já tocou com inúmeros músicos de destaque na área, como Perico Sambeat, Alexandre Frazão, José Eduardo, Bruno Santos, Nelson Cascais, Bruno Pedroso, Luís Candeias, J oel Silva, Jorge Moniz, Demian Cabaud, Sérgio Pelágio, Pedro Segundo, André Sousa Machado, Desidério Lázaro, entre outros. Conclui o curso superior de jazz na E.S.M.L. com João Paulo Esteves da Silva em 2013. Tem também tocado regularmente com o seu grupo, contando com Mário Franco no contrabaixo e Alexandre Alves na Bateria. Esta formação ganha o 1o prémio Luiz Villas-Boas em 2010 no Festival CoolJazz de Cascais, tendo gravado o disco 2:30.

Em 2016 grava o seu segundo disco Songs with and without words que foi bem recebido pela crítica em geral, recebendo 5 estrelas pelo jornal Público . Como sideman tem trabalhado com vários grupos acompanhando inúmeras vozes do jazz e música pop. Destaca-se atualmente sua participação no quarteto da cantora Beatriz Nunes que tem pisado vários palcos dentro e fora de Portugal. Ensina piano jazz na escola de Jazz do Barreiro e piano na vertente clássica e pop e várias escolas.



Alberta

Soares



Natural do Barreiro, inicia os seus estudos musicais de piano aos 6 anos, nesta cidade, sob a orientação da professora Virgínia Figueira. Aos 12 anos entra para a Academia de Amadores de Música, em Lisboa, onde estuda com Orquídea Quartim e Bela Ribeiro, tendo aí concluído o Curso Geral de Formação Musical e Piano. Em 1977 é convidada a ingressar no Corpo Docente desta Academia, onde leccionará Formação Musical e Piano até 1988. No Conservatório Nacional, em Lisboa, conclui em 1986 o Curso Superior de Piano sob a direcção dos professores Carla Seixas (Piano),os Maestros Álvaro Salazar e Christopher Bochman (Composição) e Olga Prats (Música de Câmara). Paralelamente estuda com a pianista Tânia Achot. Faz parte, como convidada, do Júri Internacional dos Concursos Musicais Yamaha, nas finais realizadas em Palma de Maiorca e Milão em 1988.

Em 1989 ingressa na Escola de Música de Barcelona (Universidade Autónoma de Barcelona) onde realiza uma pós-graduação em Música de Câmara com o Maestro Josep Pons, Gerard Claret e Albert Giménez Atenelle , assim como Formas e Análise Musical com o compositor Benet Casablancas, tendo concluído estes estudos em 1992 com a classificação «Excelente». É seleccionada por «Juventudes Musicais de Barcelona» para realizar concertos nesta cidade, no âmbito do «Ciclo Jovens Intérpretes». Durante o mesmo período e também em Barcelona participa em vários Master Classes no âmbito do Piano e da Música de Câmara com Karl Engel, Kathryn Plummer, Sofia Puche e Trio de Barcelona, actuando com várias formações camerísticas.Faz também Aperfeiçoamento Virtuosístico com os pianistas Cármen Poch e Luiz de Moura Castro.

Exerce como Professora de Piano e Acompanhadora no Conservatório de Cervera (Catalunha) entre 1990 e 1993. Em 1994 regressa a Portugal onde lecciona e é acompanhadora na Escola Profissional de Música de Évora. Entre 1996 e 2004 exerce no Conservatório - Escola das Artes da Madeira, tendo nos anos 2000/01 assumido o cargo de pianista e coordenadora musical da então existente Companhia de Bailado da Madeira. No Funchal participa em vários espectáculos no âmbito desta Companhia. Desde 2004 continua a sua actividade de docência no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, no Conservatório de Setúbal e na Escola de Jazz do Barreiro.

Professora Piano Alberta Soares Jazz Barreiro

Rui

Silva



Nasceu em Lisboa em 1987, tendo aos cinco anos de idade o primeiro contacto com o Piano. Estudou em várias escolas particulares e participou em vários projectos infanto-juvenis como teclista/pianista. Aos 18 anos ingressa no Conservatório Regional de Setúbal onde estudou piano clássico com as professoras Alberta Soares e Fátima Guerreiro. Ainda no Conservatório frequenta as disciplinas de Acústica e História da Música. No ano de 2013 licencia-se em Música na Comunidade na Escola Superior de Música de Lisboa e Escola Superior de Educação de Lisboa, frequentando disciplinas do curso de Jazz leccionadas pelo professor Nélson Cascais. Frequentou ainda o curso livre de Piano Jazz, na Escola de Jazz do Barreiro, sob a orientação do professor Luís Barrigas.

Desde 2006 desenvolve a sua actividade profissional no ensino. Trabalhou música na área da pré-iniciação e iniciação musical, e iniciação ao piano em várias escolas e infantários no distrito de Setúbal. Ainda como Professor leccionou pré-iniciação musical e Coro através do CRAM – Conservatório Regional de Artes do Montijo. Como director coral dirige o Coro do Centro Cultural dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa entre 2014 e 2017 e o Grupo Coral Amizade desde 2009 até ao presente. Como instrumentista, foi entre 2001 e 2014 pianista acompanhador do Coral TAB (Trabalhadores da Autarquia do Barreiro), entre 2014 e 2018 membro da banda The Jukeboxers e desde 2009 pianista da Orquestra Bohémia

Tem vindo também a desenvolver vários trabalhos como músico freelancer. Em 2016 começa a sua actividade como Técnico em actividades musicais para intervenção geriátrica. Ainda nesse ano inicia a sua actividade como músico na editora País Real, acompanhando vários artistas do panorama musical popular/ligeiro por todo o país e além-fronteiras. Em 2018, o projecto “Sons ConVida” (dedicado à intervenção musical geriátrica), do qual é um dos mentores e Técnico, é premiado pelo programa BPI Sénior. Actualmente desenvolve actividade como Professor de piano e formação musical na Academia de Artes da Moita, Professor particular de piano pianista freelancer e Director musical do Centro de Reformados e Idosos da Baixa da Banheira (CRIBB) onde desenvolve actividades e projectos musicais com as valências de creche, grupo coral e de centro de dia. É Professor do curso infantil de Piano na Escola de Jazz do Barreiro desde 2013.

Professor Piano Rui Silva Jazz Barreiro

João

Rocha



João Rocha nasceu no Barreiro em 1957, estudou piano na Academia de Amadores de Música até ao 5º grau, diplomado em pedagogia musical pela Associação Wuytack de Pedagogia Musical. Lecionou Expressão Musical em escolas do 1º ciclo do Barreiro, Alhos Vedros e Baixa da Banheira. Foi um dos alunos da 1ª turma da Escola de Jazz do Barreiro onde estudou piano com Rui Caetano, J. Maurílio e Harmonia e Composição com José Eduardo, Nuno Ferreira e Mário Delgado até 2003. Carteira Profissional de Instrumentista de Piano e larga experiência de trabalho em grupos musicais (Apollo Se7e, Primavera, Codfish & Friends).



Vasco

Pimentel



Pianista português nascido a 31/01/1994. Desde muito jovem começou a aprender piano clássico, tendo completado o 8º grau de piano no Instituto Gregoriano de Lisboa. Manifestou o seu interesse por jazz aos 14 anos de idade e teve como professores de piano João Paulo Esteves da Silva, Óscar Graça, Ana Araújo e Paula Sousa, tendo concluído o curso de jazz no Hot Club de Portugal (Escola de Jazz Luis Villas Boas).

Participou em masterclasses onde teve a oportunidade de ter aulas com músicos internacionais como Aaron Goldberg, Jorge Rossy, Jeff Balard e Ben Street. Tem actuado com várias formações de Jazz e World Music tendo já pisado o palco de festivais importantes como o “EDP Cool Jazz” ou “Os Dias da Música” no CCB, destacando-se também uma actuação com transmissão em directo para a rádio Antena 2, com o seu mais recente projecto “Jugalbandish”. Frequenta, de momento, o curso de Mestrado em Música na vertente de piano-Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa.

Professor piano Vasco Pimentel