Biografia Miguel Vaz

MIGUEL
VAZ

Miguel Teixeira Vaz, começou a estudar violino com oito anos de idade, no Conservatório Regional de Palmela e posteriormente na Academia de Música de Almada sob a orientação da Professora Inês Barata.

Aos 14 anos continuou os estudos, na Escola Profissional da Metropolitana de Lisboa, na Classe do Professor Adrian Florescu.

Com 17 anos ingressou na Universidade de Évora, no curso de Performance em Violino, na Classe do Professor Valentin Stefanov.

Atualmente a terminar o grau de Mestre em Ensino da Música no Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada (Instituto Piaget), sob a orientação a nível da disciplina do violino o Professor Bin Chao. Atualmente também Pós graduação sobre Música na Primeira Infância na pela FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).

Em 2017 obteve o nível I, em música instrumental, pelo Instituído Gordon, tendo como Professores Richard Grunow e David A. Stringham, na Universidade James Madison, Virgínia, EUA.

No ano de 2018 obteve o nível I, em música na Infância, também aprovado pelo Instituto Gordon, e foi ministrado pelas professoras Wendy Valerio, Natasha Sigmund e Beth Bolton na Universidade da Carolina do Sul, Columbia, EUA.

Em 2018 participou no “Teaching the Violin to Childrem” sob a orientação dos Professores Mimi Zweig Rebecca Henry, Jim Przygocki, Sherry Sinift, Elizabeth Zempel e Brenda Brenner na Jacob School of Music, Universidade de Indiana, Bloomington, EUA.

Participou em formações no âmbito da pedagogia da música com as Professoras Klára Erdei, Beth Bolton, Allison Smith, Johee Rho, Helena Rodrigue, Richard F. Grunow e David A. Stringham.

Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento e masterclasses com os Professores: Carlos Damas, Sergey Kravchenko, Aníbal Lima, Ana Pereira, Ana Manzanilla Barón, Filipe Rodriguez, Alexander Stewart, Mimi Zweig e Rebecca Henry.

Trabalhou com os Maestros Roberto Pérez, Christopher Bochmann, Pedro Neves, Miguel Madaleno, Martin Elmquist, Massimo Spadano, Ernst Schelle, Bernardo Marques, Christoph Poppen entre outros.

Participou em festivais de música na Croácia, nos anos 2012 e 2013, tendo-lhe sido atribuído dois Youthpass.

Foi membro efetivo da Orquestra Sinfónica Juvenil desde 2013 até 2017. Foi chefe de naipe dos segundos violinos nas temporadas 2014/2015 e 2016/2017.

Fez parte da Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) na temporada 2015/2016. Com digressão Internacional.

Foi bolseiro da fundação EDP em 2015/2016 e da fundação GDA em 2016/2017.
É concertino da Camerata Musical do Barreiro desde 2011.

Colaborou como concertino, assistente de concertino e tutti na Orquestra Philarmónica de Lisboa.
Participação como no 4º Festival Internacional de Música de Marvão em 2017 como 1º violino na orquestra do festival.

Colabora com regularidade com a OSF – Orquestra Sem Fronteiras – Com participações intencionais.

Atualmente toca com violino Benjamin Banks (I) de 1780.