NOSSA ESCOLA

A Escola de Jazz do Barreiro tem como objectivo curricular, a preparação dos seus alunos que queiram prosseguir os estudos com vista à sua posterior profissionalização como músicos. Desde a sua fundação, a Escola de Jazz do Barreiro tem formado e revelado alguns dos melhores músicos de Jazz que integram hoje o panorama jazzístico português.

NOSSA HISTÓRIA

A Escola de Jazz do Barreiro, fruto da cooperação entre a Câmara Municipal do Barreiro, Cooperativa Cultural Operária Barreirense e Junta de Freguesia do Barreiro, constitui-se como um projecto pioneiro a sul do Tejo, nascido, por convencimento, da necessidade objectiva da região formar profissionais da música ligeira e de jazz, através de uma metodologia distinta das utilizadas nas escolas de música convencionais de ensino clássico. Em funcionamento regular desde o ano lectivo de 1999/2000, tem tido uma frequência média de 90 alunos, dispõe de um corpo docente formado na sua maioria por músicos profissionais de jazz. Para além da formação de músicos, é também função da Escola a divulgação do jazz na comunidade barreirense, assumindo-se para o exterior como rosto de uma das vertentes culturais desenvolvidas no Barreiro.

ZONA ENVOLVENTE

Situada no centro do Barreiro, a 100 metros do Parque Catarina Eufémia e Mercado Municipal, a Escola de Jazz do Barreiro – José Cardoso Ferreira, tem acesso facilitado a espaços de comércio e serviços, nomeadamente transportes públicos, correios, cafés, esplanadas, restaurantes, bancos, etc.

Tem também para facilidade de estacionamento, um parque público subterrâneo no mercado municipal que fica a 100m da escola.

Os terminais de transporte, fluvial e ferroviário, também se situam a escassos minutos da Escola, permitindo ligação a Lisboa e Setúbal em menos de 20 e 30 minutos respectivamente.